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Como atrair clientes para restaurantes: 7 dicas imperdíveis

 

O mais difícil para quem está começando o próprio negócio, é atrair e fidelizar os primeiros clientes, principalmente quando o seu ramo é o alimentício. Sem credibilidade no mercado e com tanta concorrência, não é tarefa fácil convencer que o seu restaurante merece uma chance. Mas calma, investindo seu tempo e dinheiro de forma correta, é possível não apenas descobrir como atrair clientes para restaurantes, mas também tornar-se referência.

O paladar sempre deseja o melhor, então se você acertar em cheio e conquistar os clientes, logo terá sucesso. Confira 7 dicas de como atrair clientes para restaurantes.

 

1 – Saiba quem é o seu público-alvo

A primeira atitude básica a se fazer é conhecer quem serão seus futuros clientes. Seu restaurante é de alta gastronomia? Voltado para as classes A e talvez B? Ou é mais popular, com comidas mais simples e preços mais acessíveis? Qual é o tipo de comida que será vendida? Ela é consumível diariamente ou em ocasiões especiais?

Estabelecendo isso, você consegue pensar em uma divulgação que atinja diretamente o público-alvo ao invés de atirar para todos os lados e não acertar o paladar de ninguém. Entenda quais são os hábitos, as preferências e gostos dos futuros clientes.

 

2 – Divulgue quais são os diferenciais

Com tanta concorrência, qualquer diferencial pode ser fator determinante para o seu restaurante ser escolhido pelos clientes. Horário de atendimento, descontos, ambiente, variedade gastronômica, atendimento…divulgue o que você tem de melhor.

Por exemplo, se o seu restaurante atende 24 horas em um local onde é difícil os demais concorrentes ficarem abertos até tarde, já conta como vantagem e diferencial na divulgação. Use a criatividade e faça coisas diferentes para atrair a clientela.

 

3 – Múltiplos espaços e facilitações

O ambiente é essencial para o restaurante e com certeza influencia na hora de atrair clientes, mas além de uma decoração e características peculiares, o ponto precisa conter com outros elementos que facilitem a vida do cliente.

Atualmente, algo básico por exemplo é oferecer conexão WiFi. Outro ponto essencial é os diversificar os espaços, pois algumas pessoas preferem a privacidade, outras grandes mesas para reunir a família ou os amigos, etc.

 

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4 – Como atrair clientes para restaurantes através da decoração

A decoração é outro fator primordial. Busque produzir um ambiente condizente com o perfil da clientela que você deseja conquistar, incluindo o cardápio e pratos. O cliente idealiza o local de acordo com a proposta divulgada.

Se você é um pub com música ao vivo, mais voltada para o Rock and Roll, não tema colocar quadros de bandas, enfeites decorativos e demais “referências” sobre o assunto. Caso encontre algo diferente daquilo que imaginaram ou fora da expectativa gerada na divulgação, pode ir embora já na primeira vez antes mesmo de experimentar qualquer prato.

 

5 – Benefícios e descontos

Oferecer descontos por meio de sites de compras coletivas e clubes de benefícios como Groupon, ChefsClub, Grubster e Restorando são uma boa estratégia. O restaurante oferece um desconto para um horário e dia específicos, estrategicamente selecionados para ocupar mesas ociosas. Os portais acabam por divulgar os restaurantes e os clientes ganham um benefício a mais.

 

6 – Participe de festivais do ramo

O mercado de alimentação possui alguns eventos interessantes que reúnem estabelecimentos com ramos alimentícios específicos. Busque incluir seu restaurante em festivais como o BurgerFest ou Restaurant Week. É uma boa oportunidade para colocar seu restaurante no circuito e atrair clientes que ainda não o conhecem.

 

7 – Invista no online

A internet é a maior fonte de informação do mundo atualmente. Esteja presente nas redes sociais, invista em marketing de conteúdo, posts, vídeos e imagens. Além disso, procure estar presente nos principais aplicativos de comida online, como IFood. Se você não estiver presente no online, não será notado.

 

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